A Diretoria Colegiada da ANVISA aprovou agora em 04/05, o uso emergencial do medicamento Molnupiravir, da empresa Merck Sharp & Dohme (MSD), para tratamento da Covid-19.
O Molnupiravir é indicado a pacientes adultos que não requerem oxigênio suplementar e apresentam risco de progressão para a forma grave de Covid-19. É um medicamento antiviral de uso oral que, nos ensaios clínicos, mostrou efeitos benéficos a pacientes adultos leves e moderados, com capacidade de reduzir os casos de hospitalização e mortes. De uso domiciliar, ele funciona de modo a reduzir as chances do vírus Sars-CoV-2 se multiplicar e reproduzir no corpo.
No cenário internacional, o medicamento já foi aprovado nos Estados Unidos (FDA), na Europa (EMA), no Japão, no Reino Unido, na Austrália e também pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, e está em uso em 17 países.
O medicamento é de uso adulto, com venda sob prescrição médica e não é recomendado o uso durante a gravidez, amamentação e em mulheres que podem engravidar ou que não estão usando contraceptivos eficazes, devido a estudos de laboratório em animais mostraram que altas doses do medicamento podem afetar o crescimento e o desenvolvimento do feto. Deve ser utilizado durante os cinco primeiros dias após o aparecimento dos sintomas, de modo a evitar o desenvolvimento de uma versão resistente do vírus e limitado a cinco dias consecutivos de uso.
Confiança e credibilidade – Phartrials [desde 2005]#phartrialspesquisasfarmaceuticas